A Banda Sinfônica Músicos do Contestado é um projeto social desenvolvido em Caçador, que busca sensibilizar alunos, professores e a comunidade para a importância da música como ferramenta de inclusão social e geração de oportunidades.
O projeto é desenvolvido com base na lei de incentivo à cultura, de forma totalmente gratuita para os alunos. Mais de 1000 estudantes das escolas Esperança, Hilda Granemann e Maria Luiza Barboza são atendidos pelo projeto, o qual tem transformado a vida de muitos deles e também influenciado suas famílias.
Fundada em 03 de Março de 2021, a Banda Sinfônica tem um repertório variado: executa músicas populares, cívicas, marchas militares e músicas eruditas, com coordenação e regência do Maestro Marcos Paulo Arcari. O projeto é composto por mais seis professores.
O projeto é desenvolvido com base na lei de incentivo à cultura e conta com o apoio do 15º Batalhão de Polícia Militar, da Prefeitura Municipal de Caçador, Instituto Humaniza, Hotel Kindermann, Arte e Stylo Decorações, Uniarp, Imobiliária Bello, Daniela Tombini e Unoesc. Além do apoio das seguintes empresas: Baú Madeiras, Móveis Rotta, Guararapes, Videplast, Dupla Química, Alfa Transportes, Frameport, Adami, Carboni Fiat, Auto Coletivo Caçador e Viposa.